sexta-feira, 12 de julho de 2013

Captação de Recursos: Petrobras inicia formação de rede social para elaborar projetos em Ferros





Líderes comunitários participam do primeiro encontro para formação de rede social


Com o objetivo de buscar alternativas de geração de renda para a população, a Prefeitura de Ferros firmou um Termo de Cooperação Técnica com a Associação de Defesa e Desenvolvimento Ambiental de Ferros (Addaf) para realizar o Curso de Formação de Rede Social e Elaboração de Projetos no município. A Petrobras, com projetos reconhecidos em todo o Brasil na área de responsabilidade social, já desenvolve o trabalho junto à comunidade. O primeiro encontro foi promovido na manhã do último sábado, 29 de junho, no Centro Cultural Roberto Drummond.

O público alvo são lideranças comunitárias dos seis distritos (Borba Gato, Santa Rita do Rio do Peixe, Sete Cachoeiras, Santo Antônio da Fortaleza, Cubas e Esmeraldas de Ferros) e da sede que atuarão como multiplicadores sociais. O objetivo é colocar em funcionamento um comitê em cada distrito, para que interajam entre si. O comitê da sede será responsável por coordenar o trabalho dos demais na troca de experiências e informações estratégicas.



O Gestor de Projetos Sociais da Petrobras, Amaury Gonçalves, explica os resultados esperados com a mobilização: “Nessa primeira fase, vamos trabalhar para levantar os produtos e atividades que as comunidades apresentam potencial para desenvolver, como artesanato e fruticultura, por exemplo, e será avaliada a disponibilidade de mão de obra e matéria prima. Depois, passaremos a elaborar os projetos de acordo com as demandas levantadas pela própria comunidade e, também, montar estratégias para o escoamento da produção”.



Dona Maria do Socorro, de Esmeraldas de Ferros, aprovou a iniciativa. “É uma bela oportunidade para que eu possa ampliar o comércio dos produtos de palha que fabrico”, afirma a artesã.



Parceria



Com limitações orçamentárias, a Prefeitura de Ferros contou com o apoio da Addaf para viabilizar a realização do curso. A ONG, por meio de recursos próprios e doações, arcou com as despesas, orçadas em R$ 3,5 mil, referente à compra de material e transporte dos instrutores. A Prefeitura se comprometeu a fornecer transporte aos líderes comunitários dos distritos e infraestrutura adequada para promover os encontros. “É uma oportunidade única para nossas comunidades rurais e é o ponto de partida para cumprirmos nosso objetivo de promover a integração entre as populações dos distritos com a sede”, avalia o prefeito Carlos Castilho Lage.

O trabalho em Ferros será realizado nos moldes do que é feito em municípios de abrangência da Refinaria Gabriel Passos, em Betim. “Os projetos serão elaborados visando não só editais públicos que a Petrobrás deve lançar no ano que vem, mas também editais de outras grandes instituições que investem em responsabilidade social. Esperamos mais de R$ 30 milhões em investimentos e acreditamos que é possível captar recursos com os projetos que serão elaborados em Ferros”, diz o Gestor de Projetos da Petrobras.



A próxima aula está marcada para 13 de julho, sábado, no auditório do Centro Cultural Roberto Drummond. As vagas são limitadas, mas ainda é possível se inscrever. Informações pelo (31) 3863-1900 ou 3863-1956.



fonte: http://www.defatoonline.com.br/

Para saber mais sobre Curso de Captação de Recursos acesse cursosraizesculturais.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário