
Começaram as obras para a recuperação do telhado do Cine Teatro Carlos Gomes, em Santo André, que está fechado desde o ano passado, quando teve as obras embargadas pelo Ministério Público. Segundo a prefeitura a intervenção foi necessária porque a estrutura ameaçava ruir. O investimento na obra é de R$ 394.751,61, e segundo a administração ela foi aprovada pelo MP e pelo Comdephaasa (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André), uma vez que o prédio é tombado.
A obra no prédio, que tem mais de 100 anos, é executada pela Provence Construtora e tem prazo de 120 dias para concluir a recuperação das estruturas de madeira, substituição de parte dos caibros e de todas as ripas, instalação de subcobertura plástica para evitar infiltrações, substituição das telhas cerâmicas por peças novas do mesmo tipo, aplicação de imunizante contra fungos e cupins. Serão refeitas, ainda, as calhas e condutores de águas pluviais e o escoramento das paredes remanescentes.
Apesar da reforma no telhado, ainda não há previsão para a reabertura do espaço cultural. O motivo principal é a falta de recursos por parte da administração, que vai buscar a iniciativa privada para conseguir verba para o restante das reformas. Em nota a prefeitura explica que há disposição de reabrir o Cine Teatro Carlos Gomes, como espaço cultural. “O prefeito Carlos Grana (PT) procurou o MP e juntos estabeleceram um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) onde a prefeitura assume alguns compromissos: reconhece o Cine Teatro Carlos Gomes como um bem cultural a ser preservado; consultará sempre o Comdephaasa sobre qualquer intervenção que se pretenda fazer no prédio; e comprometeu-se em fazer obras emergenciais no telhado e nas escoras das paredes com vistas a salvaguardar o bem de uma deterioração ainda maior, desenvolver um projeto para transformar o Cine Teatro Carlos em espaço cultural de multiuso e trabalhar na captação de recursos para realização do projeto citado, considerando que não há recurso orçamentário municipal”.
fonte: http://www.jornalabcreporter.com.br/
Para saber mais sobre Curso de Captação de Recursos acesse cursosraizesculturais.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário