quarta-feira, 19 de março de 2014

Curso de Captação de Recursos · Mackenzie busca maior aproximação com ex-alunos para captar doações; seminário sugere estratégias

Universidade Presbiteriana Mackenzie lidera programa de patrocínio de ex-alunos. Prática ainda é incomum no Brasil. Seminário em Miami promete ensinar as estratégias chaves para a arrecadação de fundos e vinculação de ex-alunos





Crédito: Shutterstock.com
Patrocínio de ex-alunos é ainda uma prática incomum no Brasil





A Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, está com um programa para captar doações de ex-alunos por meio de um relacionamento que visa aumentar o senso de pertencimento das pessoas que passaram pela instituição. A prática, ainda incomum no Brasil, é corriqueira mundo afora especialmente nas universidades norte-americanas. Harvard, por exemplo, conta com um setor específico para a captação de recursos e arrecada por ano mais de US$ 30 bilhões.



Leia também:
» Descubra quais são as 10 universidades mais internacionais do mundo
» USP é a única universidade brasileira entre as 100 melhores da Times Higher Education



"Trata-se de um programa novo lançado pelo Mackenzie em 2013. Até o momento, o que temos são promessas de adesão. Não há entrada de valores expressivos, mas vamos reverter esse quadro. Sou otimista", disse o professor Waldomiro Barbosa Júnior, Gerente do Mackenzie Soluções.



Segundo ele, o dinheiro a ser arrecado pela instituição será utilizado para fomentar as pesquisas e subsidiar os estudantes oriundos de escola pública que não têm condições de arcar com as mensalidades.



O professor do Mackenzie diz acreditar que as instituições de ensino enfrentam dificuldades na hora de captar o recurso devido a uma ausência de visão de filantropia para a educação no Brasil. "Falta essa cultura no País que está tão enraizada nos Estados Unidos e Europa. O antigo aluno precisa ter afinidade com a universidade. Tem que se sentir parte da instituição mesmo fora dela."



Para reverter esse quadro, as instituições de ensino precisam ter pessoas especializadas no trabalho de captação de recurso com ex-alunos, além de reforçar a identificação dos ex-alunos de instituições. Para que essa cumplicidade exista é preciso ir muito além de pedir dinheiro. "Não basta pedir doação apenas. Queremos que o ex-aluno se sinta parte do processo e saiba que tem valor a agregar para a escola. Temos que convidá-lo para contar a sua história. Desta forma, a universidade mostra o quanto esse antigo aluno representa para a instituição", falou Waldomiro.



É também necessário "temperar" o relacionamento universidade-aluno (e ex-aluno). "A universidade tem que trabalhar esse aluno desde o primeiro dia de aula. Ele precisa entender que assim como ele foi beneficiado pela instituição de ensino, ele tem que beneficiar a mesma também", concluiu.



Como captar contribuições de ex-alunos

A captação de recursos no ensino superior brasileiro é sem dúvida uma meta difícil. Pensando nisso, o tema do próximo seminário organizado pelo Centro de Desenvolvimento Universia, dirigido especialmente a acadêmicos, vai tratar sobre o desenvolvimento institucional e estratégias chaves para a arrecadação de fundos e vinculação de ex-alunos. O evento acontecerá nos próximos dias 7, 8 e 9 de abril, no Hotel Intercontinental Doral Miami, Estados Unidos.



O Centro de Desenvolvimento Universia foi criado como facilitador do conhecimento entre docentes, acadêmicos, pesquisadores e gestores de universidades ibero-americanas por meio da realização e promoção de seminários acadêmicos internacionais.



No evento, serão discutidas estratégias para criar um programa de vinculação com empresas privadas em sua universidade, a importância do papel dos líderes voluntários e como motivar o ex-aluno doador, entre outras coisas. Entre os palestrantes estão Donna Arbide, vice-presidente e diretora executiva de Relacionamento com Ex-alunos e Fundo Anual da Universidade de Miami; Marta García, vice-presidente de Desenvolvimento do Instituto de Tecnologia da Geórgia; Sergio González, vice-presidente executivo de Desenvolvimento Institucional e Assuntos Externos da Universidade de Miami; Patrícia Jackson, diretora de Alianças entre Universidades e Fundações do The Fullbridge Program; Michael Morsberger, vice-presidente de Desenvolvimento Institucional e Vinculação com Ex-Alunos da Universidade George Washington eJacqueline Menéndez, vice-presidente de Comunicações e Marketing da Universidade de Miami.



As inscrições podem ser feitas pelo sitehttp://centrodedesarrollo.universia.net/case4/es/preinscripcion.jsp. Mais informações por meio do e-mail relacionamento@universia.com.br.


fonte: http://noticias.universia.com.br/vida-universitaria/noticia/2014/03/11/1087400/mackenzie-busca-maior-aproximaco-com-ex-alunos-captar-doaces-seminario-sugere-estrategias.html


Para saber mais sobre Curso de Captação de Recursos acesse cursosraizesculturais.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário