
O objetivo do trabalho desenvolvido com foco no próximo ano é desonerar as contas da Prefeitura sem prejudicar a realização de eventos culturais importantes. Para tanto, um calendário dos principais eventos está sendo elaborado em parceria com a equipe de produtores. Projetos para festivais Terno de Reis, Mais Bela Voz, Gaiteiros, Canto da Viola, Danças Alemãs, Natal, Carnaval, Semana Farroupilha e Feira do Livro estão sendo finalizados até o dia 30 de junho. 'Ainda estamos trabalhando nos projetos de cada evento e adaptando às exigências dos ministérios. No entanto, acreditamos que poderemos conquistar recursos importantes para fomentar a cultura local', relata Saul Zart.
O prefeito Airton Artus participou de encontro com a equipe da cultura e produtores para avalizar o trabalho e destacar pontos importantes que devem ser respeitados na elaboração dos projetos. O secretário Lucas Ferreira ressalta que os projetos contemplam a cidade e interior, visando inserir todas as camadas sociais na propagação de espetáculos culturais gratuitos e de qualidade. 'Se conseguirmos aprovar esses projetos, acreditamos que teremos um grande acréscimo de qualidade e divulgação de eventos tradicionais do nosso município', ressalta.
Os projetos em fase de elaboração servirão também para completar o Plano Municipal de Cultura, que marcará as diretrizes no setor para os próximos dez anos. 'Muitos editais contemplam apenas municípios com Fundo de Cultura, Conselho e Plano Municipal efetivados. Já temos o Fundo e o Conselho, nos faltando apenas a concretização do Plano Municipal', conclui o secretário.
O calendário oficial de eventos inscritos para receber recursos estaduais e federais em 2015 deve ser apresentado pela Secretaria Municipal de Cultura no mês de julho, bem como o projeto indicativo do Plano Municipal de Cultura.
Orquestra Municipal é primeira contemplada com R$ 180 mil
Um projeto-teste foi cadastrado pelo produtor cultural junto ao Ministério da Cultura em nome da Orquestra Municipal de Venâncio Aires. Em uma semana, o projeto que beneficia jovens artistas da orquestra sem fins lucrativos foi aprovado para receber R$ 180 mil através da Lei Rouanet. Conforme Saul Zart, o recurso aprovado servirá para compra de instrumentos novos e realização de turnê por cinco cidades do Estado que ainda estão sendo agendadas. Além disso, a Orquestra Municipal de Venâncio Aires deve ser lançada ao cenário gaúcho através de uma apresentação especial na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Venâncio Aires
Para saber mais sobre Curso de Captação de Recursos acesse cursosraizesculturais.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário